Bem- vindo!!!!!

Esse pedaço aqui é pra todos nós.
Venha rever a matéria, procurar entender um pouco mais, deixe um recado, esclareça suas dúvidas, deixe uma mensagem, responda aos desafios, faça exercícios.
Entre a casa é nossa!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

FUSOS HORÁRIOS

O desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes, tornaram necessário a padronização dos horários pelo mundo. Para isso foi criado o sistema de fusos horários.
Nesse sistema as 24 horas do dia foram dividida pelos tamanho da esfera terrestre descobrindo assim, 24 espaços (fusos) de 15º cada um.

OBS: Fuso é o espaço entre dois meridianos.

15º = 1 fuso = 1 hora
360º = 24 fusos = 24 horas

A partir dai determinou-se que o fuso onde se encontra o meridiano de Greenwich seria o fuso principal.
Como o sol nasce no leste, tudo que se encontra a leste possui horas adiantadas e tudo que se encontra a oeste possui horas atrasadas.

O Brasil possui quatro fusos horários, todos atrasados em relação a Greenwich.


Devido ao tamanho dos lugares, foi estabelecido o limite teórico e o limite prático dos fusos horários.
No limite teórico todos os fusos possuem seus meridianos retos.
No limite prático os fusos possuem meridianos adaptados para evitar que um lugar pequeno possua dois horários diferentes.


Todos os países possuem uma hora oficial. No Brasil, a hora oficial é a hora de Brasília.


quarta-feira, 31 de março de 2010

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são formadas pela latitude e longitude, onde a latitude é determinada através dos paralelos e a longitude através dos meridianos.

A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul.Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente a linha do Equador. A linha do Equador é um paralelo.Os paralelos vão de 0º, linha do Equador, até 90º nos pólos.


O meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios também, só que são o hemisfério leste (oriental) e o hemisfério oeste (ocidental). É o principal meridiano.
Os meridianos são linhas imaginárias que se encontram nos pólos. Eles vão de 0º, no meridiano de Greenwich, até 180º para leste e oeste.

Quando unimos os paralelos e os meridianos criamos uma rede de linhas imaginárias através das quais determinamos a latitude e a longitude , ou seja, as coordenadas geográficas.

O ponto de encontro entre um paralelo e um meridiano dá a localização exata dos locais.
As coordenadas geográficas do ponto marcado abaixo são:
. latitude 40º Norte
. longitude 30 º Oeste
Agora vamos treinar? Acesse o link que se encontra, no lado esquerdo no alto da página e abaixo de coordenadas geográficas, e divirta-se com os jogos.



quarta-feira, 10 de março de 2010

ORIENTAÇÃO

A necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico é de grande relevância para o homem e suas atividades em diferentes períodos da humanidade. Todos os meios de orientação, desde a utilização de astros e estrelas até o GPS (Sistema de Posicionamento Global), contribuíram com as navegações em busca de novas terras, com as rotas comerciais, guerras e muitas outras aplicações.

Existem diversas formas de orientação, uma delas é a dos pontos cardeais. Pontos cardeais correspondem aos pontos básicos para determinar as direções, são concebidos a partir da posição na qual o sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos que direcionam para as direções mais importantes e abrangentes são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente.

Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais. Esses pontos intermediários são denominados de pontos colaterais, Sudeste (entre sul e leste e sigla - SE), Nordeste (entre norte e leste - NE), Noroeste (entre norte e oeste - NO) e Sudoeste (entre sul e oeste - SO).

Existem ainda maneiras mais precisas de orientação, oriundas dos pontos cardeais e colaterais. Nesse caso, refere-se aos pontos subcolaterais que se encontram no intervalo de um ponto cardeal e um colateral, que totalizam oito pontos. São eles: norte-nordeste (sigla NNE), norte-noroeste (NNO), este-nordeste (ENE), este-sudeste (ESE), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSO), oeste-sudoeste (OSO) e oeste-noroeste (ONO).

Para inserir todos os pontos apresentados foi criada a rosa-dos-ventos, chamada também de rosa-dos-rumos e rosa-náutica.Instrumentos de orientação

BÚSSOLA

GPS - Sistema de Posicionamento Global

quarta-feira, 3 de março de 2010

PAISAGENS E ESPAÇO GEOGRÁFICO

PAISAGENS - tudo que percebemos com nosso olhar.



TIPOS DE PAISAGENS:

. naturais, formada somente por elementos naturais

. culturais, formadas por elementos introduzidos pelo homem.

ESPAÇO GEOGRÁFICO - é todo espaço que sofreu a ação do homem.

O espaço geográfico é o objeto de estudo da geografia.

Se você não entendeu alguma coisa dessa matéria e tem vergonha de perguntar na sala de aula deixe aqui sua dúvida que a professora tentará esclarecer, na medida do possível.












E aí gente!!!!!!
Esse é o nosso blog para comentários, opiniões e sugestões sobre os assuntos das aulas de geografia.
Aqui também vamos encontrar resumos de nossas aulas e atividades extra-classe que poderão valer nota.
Sejam todos bem-vindos e não deixem de participar!!!!!!!!!