Bem- vindo!!!!!

Esse pedaço aqui é pra todos nós.
Venha rever a matéria, procurar entender um pouco mais, deixe um recado, esclareça suas dúvidas, deixe uma mensagem, responda aos desafios, faça exercícios.
Entre a casa é nossa!

quarta-feira, 31 de março de 2010

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são formadas pela latitude e longitude, onde a latitude é determinada através dos paralelos e a longitude através dos meridianos.

A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul.Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente a linha do Equador. A linha do Equador é um paralelo.Os paralelos vão de 0º, linha do Equador, até 90º nos pólos.


O meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios também, só que são o hemisfério leste (oriental) e o hemisfério oeste (ocidental). É o principal meridiano.
Os meridianos são linhas imaginárias que se encontram nos pólos. Eles vão de 0º, no meridiano de Greenwich, até 180º para leste e oeste.

Quando unimos os paralelos e os meridianos criamos uma rede de linhas imaginárias através das quais determinamos a latitude e a longitude , ou seja, as coordenadas geográficas.

O ponto de encontro entre um paralelo e um meridiano dá a localização exata dos locais.
As coordenadas geográficas do ponto marcado abaixo são:
. latitude 40º Norte
. longitude 30 º Oeste
Agora vamos treinar? Acesse o link que se encontra, no lado esquerdo no alto da página e abaixo de coordenadas geográficas, e divirta-se com os jogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário